Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Copama inaugura nova unidade de armazenamento e secagem de grãos em Rolim de Moura

Copama inaugura nova unidade de armazenamento e secagem de grãos em Rolim de Moura

A Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia (Copama) inaugurou, neste sábado, 16, uma nova unidade de secagem e armazenamento de grãos em Rolim de Moura. A unidade possui capacidade estática para 300 mil sacos de grãos, chegando a 600 mil sacos na armazenagem dinâmica. Com investimentos na ordem de 25 milhões de reais, a nova unidade tem como objetivo proporcionar mais segurança e superar as dificuldades enfrentadas pelos produtores cooperados.

Durante a inauguração, o vice-presidente da Copama, Claudinei Demarco, enfatizou o comprometimento que a cooperativa tem com a segurança e prosperidade dos seus cooperados. “Hoje é um dia marcante para todos nós, pois celebramos a inauguração da nossa nova unidade, um passo significativo para impulsionar ainda mais o setor agrícola local. Proporcionar aos nossos cooperados segurança durante as colheitas, a garantia de insumos de alta qualidade e a atenção desde o plantio até o recebimento dos grãos," descreve Demarco.

O agricultor cooperado do distrito de Querência, no município de Primavera de Rondônia, Michel Della Líbera, destaca que a cooperativa realmente é uma grande ajuda para o produtor. Durante a colheita, muitas vezes podem colher rapidamente, mas ao chegar no secador e armazém, precisam aguardar o retorno do caminhão, às vezes por até três dias em filas. “Com a cooperativa, essa situação logística melhora significativamente. A cooperativa realmente auxilia o produtor, está ao lado dele, beneficiando pequenos produtores como eu, que, com uma área menor, não têm poder de negociação. Através da cooperativa, conseguimos obter essa força, mesmo com poucos hectares,” relata Michel.

O diretor executivo da Aprosoja Rondônia, Victor Paiva, representando a entidade na solenidade, destaca que, para a Copama, a cultura do cooperativismo no estado é importante tanto para as regiões quanto para o estado como um todo. "O que percebemos na Copama é que estão acompanhando o desenvolvimento do eixo produtivo de grãos no estado. Essa estrutura define um itinerário no desenvolvimento do cooperativismo para o restante do estado."

A força do Cooperativismo em sinergia

O presidente da OCB, Salatiel Rodrigues, resgatou os princípios do cooperativismo, reforçando que existem 7 ramos cooperativos, sendo a agropecuária um setor em ascensão no estado de Rondônia.

“As cooperativas têm proporcionado resultados expressivos para o estado de Rondônia. A importância da Copama para a região de Rolim de Moura é notável, contribuindo significativamente para a geração de empregos e renda em toda a localidade. A estrutura recém-inaugurada desempenha um papel fundamental ao aprimorar a logística para os cooperados, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a cooperativa e seus membros, assim como com o sistema cooperativista,” falou Salatiel.

“O cooperativismo, para nós da Sicoob Credip, transcende fronteiras econômicas,” destaca Fábio Correia, Diretor Operacional da Sicoob Credip. “Vejo o impacto gigantesco que as cooperativas têm na sociedade, sendo um movimento que contribui de maneira significativa para a distribuição de renda. Estamos inseridos em uma cooperativa de produção, onde a sinergia entre o setor corporativo e a instituição financeira cooperativa de crédito é notável.”

Além disso, esta colaboração é um exemplo prático do verdadeiro significado do cooperativismo. Atuamos como um braço financeiro em parceria com a Sicoob Credisul, em Vilhena, impulsionando empreendimentos como este. Ao trazer inovação para a região, movimentamos a economia e fortalecemos o mercado local.

“Para nós, o cooperativismo é mais do que uma atividade econômica; é um propósito que visa conectar pessoas, promover justiça financeira e fomentar a prosperidade. Expressamos nossa gratidão pela parceria e pela oportunidade de participar ativamente deste empreendimento, contribuindo para o desenvolvimento local,” diz Correia.

Copama

A Copama foi fundada em Vilhena, Rondônia, em 9 de novembro de 1998, inicialmente sob o nome de Coopervil, com um foco voltado para as agroindústrias locais. Em 2009, a cooperativa passou por uma transição e passou a se chamar Copama, ampliando suas atividades para incluir a pecuária. Por volta de 2014, em resposta à demanda de produtores de soja e milho, a Copama direcionou seu foco para a agricultura. Atualmente, a Copama ostenta resultados notáveis, contando com cooperados nas regiões do Cone Sul, Zona da Mata, Vale do Guaporé e Vale do Jamari.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?