Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Luiz Paulo fala sobre a sua relação com o Agro e os seus desafios como secretário de Agricultura de Rondônia

Luiz Paulo fala sobre a sua relação com o Agro e os seus desafios como secretário de Agricultura de Rondônia

À frente da Secretaria de Estado da Agricultura desde novembro de 2022, nomeado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, Luiz Paulo Batista iniciou uma jornada pelo interior do estado buscando fortalecer o diálogo e a relação com todo o setor produtivo.

Nascido em Rio Branco, no Acre, o atual gestor da Seagri chegou a Rondônia no ano de 1978. No estado, seguiu carreira pelo Jornalismo e pela Advocacia, mas há pelo menos sete anos tem criado uma relação bastante próxima com a Agricultura.

"Graças a Deus, costumo dizer por onde eu passo, que a maior riqueza que eu tenho conquistado, a nível de estado, é conhecer na palma da mão os 52 municípios e os seus respectivos distritos. Eu posso afirmar, com toda certeza, que eu já andei pelos 52 municípios de Rondônia por mais de 10 vezes e essa relação com a agricultura foi sendo construída ao longo dos últimos sete anos que eu andei percorrendo todo o estado", conta.

Esposo da ex-deputada federal Jaqueline Cassol, atual presidente do Partido Progressista (PP) em Rondônia, ao longo dos anos Luiz Paulo liderou diversas agendas em todo o estado e esse conhecimento do território rondoniense se tornou um excelente diferencial em seu currículo profissional.

"Essa relação com o Agro vem nessa construção e é muito bom deixar isso bem claro. Às vezes as pessoas perguntam o que um advogado, um jornalista, faz na agricultura. Quando você percorre Rondônia, criando bons relacionamentos e acima de tudo conhecendo a necessidade do estado, você não pode jamais deixar de conhecer um setor que é extremamente produtivo e de suma importância, que é o setor agrícola como um todo, o agro de Rondônia", explica o secretário estadual de Agricultura

"Então eu já venho conhecendo, visitando associações, pequenos produtores, os principais personagens do nosso estado, responsáveis por colocar o alimento em nossa mesa, que estão juntos à agricultura familiar", completa.

Desafios e missões

Assumir a gestão da Seagri em Rondônia, conforme explica Luiz Paulo, foi uma decisão tomada a partir dos ideais compartilhados com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha. "Nosso governador determinou que façamos um trabalho pautado principalmente no diálogo, ouvindo os protagonistas que atuam junto ao agro, à agricultura familiar, voltado para o pequeno produtor. Nada contra os grandes, pelo contrário! O grande produtor é um parceiro do governo do Estado e continuará sendo assistido de uma forma significativa, mas o nosso governador determinou que a Secretaria de Estado da Agricultura possa desenvolver ações cada vez mais voltadas ao pequeno, porque o pequeno produtor precisa do braço amigo do Estado", ressalta.

Com este mesmo pensamento, o secretário de Estado da Agricultura de Rondônia já iniciou sua jornada buscando ouvir representantes da cadeia produtiva de Rondônia para pautar as decisões e ações da Seagri.

"Este eu posso considerar um desafio, porque o nosso estado é extremamente grande e eu tenho certeza que conversando, dialogando, ouvindo as partes, assim como fizemos em Cacoal na última semana, ouvindo representantes das diversas cadeias produtivas, especialmente do café e do cacau, construindo ideias, construindo debates. É desta forma que vamos chegar a ações que podem, lá na frente, trazer resultados positivos para a sociedade, de um modo geral".

Em Cacoal, no dia 06 de janeiro, Luiz Paulo participou do 1º Encontro de Representantes do Setor Produtivo no município, organizado pelo vereador Romeu Moreira. No encontro, todos os participantes tiveram oportunidade de falar e puderam discorrer sobre os anseios, expectativas e conquistas alcançadas. Luiz Paulo quer tornar esse encontro um modelo a ser seguido em todos os municípios rondonienses. "Muito mais do que falar, nós precisamos ouvir os produtores e entidades representativas e parceiras".

Importância do Agro para RO

Como já era de se esperar, o atual gestor da Seagri não poupa esforços em defender a importância do Agronegócio para o estado de Rondônia. "Sem sombra de dúvidas, é de suma importância! O Agro é nossa principal mola propulsora e as ações que já foram desenvolvidas pelo nosso governador Marcos Rocha, ao longo desses quatro anos, tem avançado e tem trazido resultados positivos", garante.

Agora à frente da Agricultura, Luiz Paulo tem a missão de avançar ainda mais no setor, contemplando toda a cadeia produtiva rondoniense. "Nós, junto à Secretaria de Estado da Agricultura, continuaremos com essas frentes de trabalho, tanto voltadas à agricultura, pecuária, piscicultura, enfim, para as diversas cadeias produtivas. Lembrando que é importante desenvolver ações e isso o governador tem dito: ouvir primeiramente, verificar o que é possível executar, com muita responsabilidade, para não gerar uma expectativa falsa. Pois ao contrário, quem acaba sendo prejudicado é aquele que está lá na ponta e de uma forma geral a sociedade como um todo".

Luiz Paulo finaliza reforçando a sua missão junto à Secretaria de Estado da Agricultura "Com muita responsabilidade, com muita seriedade, sem politicagem alguma, nós, seguindo a determinação do governador Marcos Rocha, faremos um trabalho pautado no diálogo, para que possamos desenvolver ações cada vez mais fortes e, independentemente de quem esteja na pasta, seja hoje o Luiz Paulo ou amanhã não, possa dar continuidade de uma forma efetiva, trazendo bons resultados para as diversas cadeias produtivas do estado de Rondônia", conclui.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?