Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Mulheres são protagonistas na produção de café de Rondônia

Pela primeira vez, uma cafeicultora ganhou concurso de qualidade realizado no Estado

Mulheres são protagonistas na produção de café de Rondônia

Pela primeira vez, uma mulher foi a campeã do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). Promovida pelo Governo do Estado, é considerado a maior premiação da cafeicultura na região Norte. A engenheira agrônoma, viveirista e produtora Poliana Perrut, do município de Novo Horizonte, ganhou em seu Robusta Amazônico a nota 88,6, de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, usada no mundo todo. O café que conquistou os avaliadores tinha características de chocolate, era doce e encorpado, com notas florais e que também lembravam jabuticaba. Foram 306 amostras inscritas na competição e enviadas de 30 municípios do estado.

Poliana traçou uma estratégia campeã.  Testou os melhores clones de sua lavoura jovem e diferentes métodos de processamento como o natural e as fermentações positivas, tipo "Sprouting Process" e em tanques enriquecidos com leveduras. No final, a cafeicultora decidiu que iria concorrer com o café fermentado com leveduras, por apresentar um perfil sensorial muito complexo e único. Escolha que rendeu a ela o primeiro lugar no concurso e mais 15 mil reais em máquinas, além de ter as cinco sacas do café campeão vendidas a 3 mil reais cada.c “Com a premiação quero adquirir máquinas que me ajudem a obter lotes maiores com o mesmo nível de qualidade do café campeão. Também vou fazer cursos para aprender a provar os cafés, pelo menos para experimentar os lotes diferentes que pretendo fazer”, conta a campeã.

A edição de 2019 do Concafé contou com recorde de mulheres inscritas. Foram cerca de 50, isso são 550% a mais que no ano passado, quando apenas nove se inscreveram. “Fruto de mobilização, visibilidade e incentivo à participação mais ativa das mulheres, que sempre atuaram diretamente em todos os setores da cafeicultura”, comenta Poliana Perrut, que também é uma das representantes do Subcapítulo de Rondônia na Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil – IWCA. Durante o ano de 2019, ela percorreu propriedades e participou de eventos que buscaram despertar o interesse das mulheres em fazer cafés com qualidade e se inscreverem no concurso.

A capacidade de empreender não está relacionada ao gênero. Os resultados obtidos em competições como esta mostram que não existe uma ‘guerra dos sexos’. O que se vê é uma parceria, é a soma que tem gerado bons frutos. “Cresci em uma família onde homens e mulheres se equivalem. Tive a sorte e o prazer de ter um marido que partilha dessa mesma opinião. Ele acredita e confia no meu trabalho, tem me apoiado imensamente. Quando achei que poderia não dar certo estes cafés especiais, ele sempre apoiou a continuar com o trabalho”, afirma Poliana. O esposo e parceiro Licleison da Silva, está orgulhoso e não esconde a satisfação. "Ela trabalhou, se dedicou e agarrou a oportunidade de mostrar o seu trabalho, colhendo os frutos do esforço”.

Novos aromas e sabores

As mulheres, aos poucos, estão ajudando a transformar o perfil da cafeicultura na Amazônia. Estão dando o exemplo de como o uso de novas tecnologias podem mudar realidades e criar novos produtos. Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, muitos acreditam que é difícil produzir cafés canéforas (conilon e robusta) de qualidade especial. Mas, com o uso de tecnologias há uma nova gama de possibilidades. “As fermentações controladas vieram para ficar para os Robustas Amazônicos.  O efeito da ação dos microrganismos nos frutos e grãos evidenciam e tornam mais intensas características de acidez e doçura, deixando a bebida bastante equilibrada e interessante aos mais exigentes paladares”, explica o pesquisador. Ele ressalta ainda que o cuidado no ponto ideal de colheita e a secagem lenta e cuidadosa dos frutos continua sendo essencial para atingir a qualidade desejada.

Mulheres cafeicultoras indígenas

Em outro concurso de qualidade dos Robustas Amazônicos, o Tribos, voltado para os povos indígenas de Rondônia, as mulheres também estiveram no topo. A indígena Diná Suruí e seu esposo Yamixãrah Suruí, do município de Cacoal, foram os campeões da primeira edição, realizada no mês de setembro de 2019. Os dois lidam juntos, diariamente, com a lavoura de café, que é a principal fonte de renda da família. “O café é tudo para nós. Com a premiação do Tribos vamos investir mais na lavoura, sempre com sustentabilidade”, afirma Diná. O segundo lugar no Tribos também foi fruto do trabalho conjunto do casal Valcemir Canoe e Melissa Tupari, do município de Alta Floresta d’Oeste. Sobre a atuação das mulheres na cafeicultura na aldeia Valcemir é categórico: “As mulheres é que estão firmes mesmo na lavoura”.

A cafeicultura de Rondônia é familiar, diversificada, inclusiva e está em constante renovação. Famílias, mulheres, indígenas e jovens estão promovendo a inovação e a qualidade na cafeicultura do estado e estão sendo premiados. Os concursos refletem isso e apresenta para o Brasil e o mundo sabores e aromas únicos da Amazônia. Sempre aliados a uma produção sustentável e a histórias de uma gente batalhadora que colhe o resultado de muita dedicação e capricho com o café.

Mulheres do café em Rondônia

As mulheres sempre tiveram importante papel, no emprego de sua sensibilidade e força de trabalho em todas as etapas do setor do café, seja na lavoura, na comercialização, como baristas, pesquisadoras, extensionistas e comunicadoras. Apesar de ativas, continuam quase invisíveis no processo e desvalorizadas. As ações de valorização e visibilidade da atuação das mulheres do café em Rondônia tiveram início em 2017, com a publicação do livro Mulheres dos Cafés do Brasil, pela Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil – IWCA, que incluiu capítulo referente ao estado.

Em 2018 foi realizado pela Embrapa o primeiro Encontro das Mulheres de Rondônia, reunindo especialistas mundiais como a indiana Sunalini Menon, embaixadora do café na Ásia, a especialista em cafés especiais Josiana Bernardes e a diretora da IWCA Brasil, Cristiane Yuki Minami. Foi um momento de trocas de experiências e interação com mulheres do setor do café de Rondônia.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?