#Agricultura
Tendências da educação profissional no campo são apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional
Com o tema do “Campo ao Futuro”, Rondônia Rural Show Internacional apresenta as tendências do ensino profissionalizante para quem quer atuar no agronegócio.Em 2019, quando o ensino profissionalizante começou a expandir em Rondônia, um dos cursos mais procurados na Zona Rural, conforme estudo de mercado, era Mecânica de Motocicletas, meio de transporte utilizado no manejo de gado. Hoje, o trabalhador que desenvolve essa mesma atividade na bovinocultura busca se qualificar no Curso Piloto de Drone. Para atender essas novas demandas, que surgem no agronegócio, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) apresenta durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, as tendências dessa modalidade educacional, por meio de cursos, palestras, oficinas e workshops.
A exemplo de anos anteriores, a Instituição conta com seu Espaço Interativo e Dialógico na maior feira agropecuária da Região Norte, que acontece de 26 a 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. As atividades são realizadas das 8h às 17h, no auditório e em três escolas móveis (Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, e Frigorífico e Piscicultura).
Entre os temas abordados neste ano estão:
- Futuro das Profissões;
- Bioeconomia para a Amazônia Legal; e
- Desafios e Oportunidades para a Transformação Digital do Agronegócio.
FORTALECIMENTO DO AGRO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação profissional tem um relevante papel no fortalecimento do agro porque quanto mais mão de obra qualificada no segmento que move a economia rondoniense, mais investimentos são atraídos para o estado. “O tema da Rondônia Rural Show Internacional neste ano é do campo ao futuro, então precisamos incentivar e preparar as futuras gerações que vão atuar no agronegócio”, salientou.
Mateus Kuwiski de Souza, de 15 anos, capacita-se com esse propósito. O jovem de Nova Brasilândia d’Oeste está no 2º ano Curso Técnico de Agropecuária do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará, unidade executora do Idep, localizada em Pimenta Bueno. “Além de gostar dessa área, minha família é produtora rural. Sei que investindo nos estudos poderei ter mais chances de crescimento”, ressaltou o estudante.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enfatizou que a presença da instituição na Rondônia Rural Show Internacional tem como objetivo não apenas apresentar suas ações para o público, mas se inteirar das novidades que serão apresentadas pelos demais expositores. “É uma oportunidade de adquirirmos novos conhecimentos diante das inovações do mercado de trabalho que está em constante transformação e nos motiva a continuar nos atualizarmos.”