Notícias

Guia AgroRondônia

#Agronegócio

Evento marca 25 anos de parceria entre Cresol e BRDE

Primeiros repasses de crédito rural foram realizados em 1998. Hoje, já são mais de 31 mil operações, com valor que ultrapassa os R$ 2 bilhões.

Evento marca 25 anos de parceria entre Cresol e BRDE

Para marcar os 25 anos de parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Cresol promoveu, dia 9 de novembro, um evento comemorativo em sua sede nacional, em Francisco Beltrão (PR), com a participação de representantes de ambas as instituições. O BRDE desempenhou um papel crucial como um dos primeiros provedores de recursos para a cooperativa, que completou 28 anos em 2023.

O convênio entre Cresol e BRDE foi firmado em 1997, com os primeiros repasses de crédito rural sendo concretizados em 1998. “Foi um grande desafio constituir a cooperativa e, logo depois, fomos buscar a parceria do BRDE para levar o crédito para nossos cooperados. Os primeiros recursos foram para uma correção de solo, para aquisição de umas vaquinhas, era tudo o que o cooperado da Cresol precisava naquele momento. Com certeza, aqueles agricultores que acessaram dois mil reais na época, hoje, são empresários rurais, têm a sua agroindústria, têm uma produção maior e melhor. Porque nós olhamos para frente, fomos encontrando os nossos parceiros e hoje chegamos a essa comemoração”, contou Alzimiro Thomé, conselheiro da Cresol Confederação e presidente da Central Cresol Baser.

Também participaram do evento, representando a Cresol, o vice-presidente da Cresol Confederação e diretor superintendente da Cresol Baser, Adriano Michelon; o diretor de Negócios, Pablo Guancino; o diretor de Tecnologia, Marcio Falcão; e o diretor de Controle e Risco da Cresol Brasil, Nilclesio Gabiatti; e, representando o BRDE, Wagner Carlos Aichner, conselheiro administrativo; Paulo Starke Junior, diretor superintendente; Sergio Sato, gerente de Operações; Carmem Truíte, gerente de Operações de Convênios; e Wanda Fabiana Chimenez de Andrade; analista de Operações de Convênios.

Desde 1998, a Cresol firmou com o BRDE mais de 31 mil operações, beneficiando mais de 24 mil cooperados. O diretor superintendente do banco, Paulo Starke Junior, destacou a trajetória de crescimento das duas instituições. “O BRDE sem a Cresol também não seria o que é. Nós vimos as cooperativas crescendo e nos perguntávamos aonde iríamos chegar, e assim crescemos juntos”, disse Paulo.

“O grande segredo é a sinergia que as duas instituições têm. Companhias como a Cresol nos dão uma tranquilidade muito grande para tomar decisões. Se orgulhem, porque vocês são exemplo”, acrescentou Wagner Carlos Aichner, conselheiro administrativo do BRDE.

Em 2023, o valor das operações já realizadas nestes 25 anos ultrapassou os R$ 2 bilhões, tendo acrescentado aos negócios, além de repasses para o meio rural, o crédito para pessoas jurídicas e microempresas em toda a região Sul do Brasil.

“Nos ensinaram que parcerias de longo prazo são as que valem a pena. Éramos uma cooperativa extremamente pequena, dirigida e executada por agricultores familiares que tinham um propósito: melhorar suas condições de vida, e nós, da Cresol, aprendemos a olhar o nosso cooperado que fica 25 anos conosco. E o BRDE fez isso junto com a gente, construímos essa rede com quem é o provedor do recurso, nós, que operacionalizamos, e quem está lá na ponta sendo beneficiado. Essa construção coletiva feita por pessoas fez nos fez avançar muito, somos gratos ao BRDE por essa caminhada juntos”, declarou Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação e diretor superintendente da Cresol Baser.

Durante o evento comemorativo, a Cresol entregou ao BRDE um troféu que representa a parceria entre as instituições e reafirma a união em direção a um futuro próspero e cooperativo.

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 820 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?