Notícias

Guia AgroRondônia

#Piscicultura

Ariquemes debate Custo de produção na criação de tambaqui

Ariquemes debate Custo de produção na criação de tambaqui

Criadores de peixes da região do Vale do Jamari participam de dia de campo realizado pelo Emater-RO para divulgar os dados do levantamento do custo de produção na criação de tambaqui, e se contrapor à perda de eficiência dos produtores familiares quando comparados com a produção empresarial.

Técnicos da Emater-RO na região do Vale do Jamari trabalham com os produtores de peixe a fim de determinar um custo de produção para o cultivo do tambaqui, principal espécie criada em cativeiro em Rondônia. A Emater-RO assume essa responsabilidade no cumprimento do seu papel de principal executor das políticas públicas do Estado, especialmente neste momento em que se observa uma redução da atividade piscícola entre os agricultores familiares, contrastando com o crescimento na atividade empresarial.

A piscicultura entre os agricultores familiares foi impulsionada principalmente pelos programas governamentais de incentivo a produção do tambaqui ( Propeixe e Água Produtiva), e teve um forte crescimento em todo o Estado,  posicionando Rondônia como maior produtor de peixes nativos, entre os estados brasileiros, nos últimos três anos.

Mesmo depois da queda no crescimento dos projetos da agricultura familiar, o Estado manteve a posição no ranking nacional da produção de peixes, por causa dos grandes empreendimentos que surgiram e alcançaram maior eficiência produtiva.

O crescimento da piscicultura nos empreendimentos de médio e grande porte, em movimento contrário ao da agricultura familiar, se deve provavelmente à maior eficiência administrativa e financeira dos empreendedores empresariais, enquanto que os produtores familiares revelam uma resistência em se organizar em cooperativas, dificultando os processos de compra de insumos e venda solidária da produção.

Acredita-se que, após o levantamento dos custos de produção pelos extensionistas e a divulgação dos dados nos eventos da extensão rural, os produtores despertem para a necessidade de ter maior eficiência no manejo dos ciclos produtivos. Para os técnicos está claro que 70% dos custos da produção de peixes está na alimentação e que o frete é um importante componente deste custo. O conhecimento do custo facilitará a decisão sobre valores mínimos para comercialização do pescado, e para busca de estratégias mais eficientes para continuar produzindo.

O levantamento dos custos de produção e os eventos de divulgação dos resultados são realizados pela Emater-RO em parceria com Embrapa e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?