Notícias

Guia AgroRondônia

#Piscicultura

Boas práticas incentivam fortalecimento da piscicultura em Rondônia

Boas práticas incentivam fortalecimento da piscicultura em Rondônia

Referência na criação de peixes em cativeiro na região Norte do País, com destaque para o cultivo de tambaqui, a piscicultura vem ganhando força junto a agricultores familiares, que buscam na atividade uma alternativa para implementação de renda na propriedade. Nos últimos anos, por meio das políticas públicas, o Governo de Rondônia tem investido na adoção de práticas tecnológicas com manejo adequado, permitindo assim, o aumento da produção e da produtividade.

A capacitação de boas práticas em piscicultura sustentável, realizada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO no período de 7 a 11 de novembro, foi mais uma dessas ações que visam fortalecer a cadeia produtiva do peixe. “Esta é a primeira oportunidade que tivemos, depois da pandemia do coronavírus, de podermos nos reunir em torno da temática – piscicultura”, disse a engenheira de pesca da Emater/RO, Maria Mirtes Pinheiro.

Maria Mirtes explica ainda que, o papel do extensionista rural, além de orientar e capacitar a família rural, é levar ao público os resultados obtidos pelas instituições de pesquisa, a exemplo da Universidade Federal de Rondônia – Unir, que por meio do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, dedicou parte de suas atividades à piscicultura local.

Realizada no campi da Universidade Federal de Rondônia, em Rolim de Moura, a atividade reuniu 36 técnicos de diversas regiões do Estado, os quais receberam informações com as novas tendências de manejo e cultivo das espécies aquícolas. “Essas técnicas serão repassadas aos piscicultores, através da assistência técnica da Emater, visando à obtenção de animais mais saudáveis”, explicou a engenheira de pesca.

Durante as atividades, além das aulas teóricas ministradas por especialistas da Emater/RO e professores da Unir, tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas para análises parasitológicas.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?