Notícias

Guia AgroRondônia

#Agropecuária

Alunos do IFRO de Cacoal realizam excursão técnica em três municípios de Mato Grosso

Alunos do IFRO de Cacoal realizam excursão técnica em três municípios de Mato Grosso

No período de 06 a 10 de setembro, acadêmicos do quarto semestre de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, visitaram quatro empresas em Mato Grosso, localizadas nos municípios de Diamantino (Suinobras - Granja Diamantino), Alto Paraguai (Piscicultura Princesa – Grupo Princesa) e Nova Mutum (Frigorífco Excelência Carnes Suínas e JAR Empreendimentos Imobiliários, do Grupo Mutum).  A excursão técnica fez parte das atividades do Projeto de Ensino da disciplina Produção de Não Ruminantes, coordenado pelo Professor Marco Antônio de Oliveira.

No dia 06 de setembro, às 21:00 horas, 25 alunos do curso de Tecnologia em Agronegócio, acompanhados por dois servidores do IFRO/Campus Cacoal (Professor Marco Antônio de Oliveira e o Técnico Administrativo Cleverson de Ávila Oliveira), saíram de Cacoal - RO para Diamantino – MT.

No dia 07 de setembro, foi organizado um almoço de recepção no Balneário Neto, em Diamantino – MT. No mesmo dia, o Senhor José da Silva Medrado patrocinou um “Costelão no Bafo”, durante o Jantar de Confraternização, que foi realizado na residência do Senhor Antônio Praxedes Capistrano.  

No dia 08 de setembro, foi visitada a empresa Excelência Carnes Suínas, um frigorífico de suínos que abate e processa cerca de 2.200 suínos por dia, e o Grupo Mutum, formado pelas empresas JAR Empreendimentos Imobiliários e a Mutum Agropecuária, fazenda que trabalha com produção de milho, soja e algodão, em Nova Nutum - MT. No escritório do Grupo Mutum, os alunos e servidores do IFRO conheceram a história de colonização do município de Nova Mutum, realizada pelo Senhor José Aparecido Ribeiro (in memorian), e relatada pelo Senhor Luiz Divino da Silva, Gerente do Grupo Mutum. No Frigorífico Excelência Carnes Suínas, os alunos e servidores do IFRO participaram de uma palestra ministrada pelo Senhor Lauro Tabachuk Junior, Presidente Executivo desta empresa.  Em seguida, os alunos e servidores foram reunidos em três grupos, para conhecerem o processo de abate de suínos e o processamento da carne suína para produção de linguiça calabresa e presunto. No período da tarde, deste mesmo dia, os alunos foram recebidos na Associação Cultural e Social de Nova Mutum, com uma apresentação musical organizada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, sob a regência do maestro Edmar de Souza Nascimento. Participaram deste Cerimonial, representantes do Grupo Mutum, da OneFoods BRF e da empresa Excelência Carnes Suínas, alguns dos mantenedores deste projeto. Após a apresentação cultural da orquestra, os alunos e o professor Marco Antônio prestaram homenagens às empresas de Nova Mutum, que colaboraram com esta excursão técnica e, em seguida, assistiram a duas palestras ministradas por profissionais da OneFoods BRF, sobre Salmonella e Ambiência na Criação de Frangos de Corte. Ao final das atividades no município de Nova Mutum – MT, os alunos e servidores do IFRO foram recebidos pelo Senhor Luiz Divino da Silva, no Sítio Ilha dos Pássaros, com um Jantar de Confraternização.

No dia 09 de setembro, foram visitadas as empresas Suinobras, de Diamantino – MT, no período matutino, e a Piscicultura Princesa, de Alto Paraguai – MT, no período vespertino. Na Suinobras, os alunos foram reunidos em dois grupos, onde tiveram a oportunidade de conhecer o manejo na criação de suínos, nas fases de Gestação, Maternidade e Creche, além de conhecerem a Central de Inseminação Artificial (CIA). A Suinobras conta, atualmente, com 10,8 mil matrizes alojadas em Diamantino - MT, e possui projeto de ampliação desta granja para 20 mil matrizes. Os alunos e servidores do IFRO almoçaram na Suinobras, e tiveram a oportunidade de conhecer o proprietário desta empresa, o Senhor Reinaldo Morais, que presenteou a equipe do IFRO com um livro de sua autoria. Na Piscicultura Princesa, de propriedade do Senhor Dirceu Pinhatti Mendes, os alunos foram recebidos pelo Senhor Daniel Fedrizzi que apresentou os trabalhos realizados no Laboratório de Produção de Alevinos; nos viveiros de Alevinagem, de Recria e de Engorda; na Fábrica de Gelo; e na Fábrica de Ração. Atualmente, a Piscicultura Princesa conta com 318 ha de lâmina d’água, com projeto de ampliação para 500 ha até o ano de 2020, e, ao final do projeto, pretende-se chegar a 1.000 ha de lâmina d’água. Pretende-se produzir cerca de 3 milhões de alevinos de tambatinga, 1 milhão de tambaqui, 1 milhão de pintado híbrido e 0,5 milhão de piau, na Safra 2017/2018. A fábrica de gelo possui uma capacidade instalada para produzir 1 tonelada de gelo por hora, enquanto a fábrica de ração produz cerca de 3 toneladas de ração extrusada por hora.

O Cerimonial de Encerramento das atividades da Excursão Técnica ao Estado de Mato Grosso ocorreu no dia 09 de setembro, a partir das 20:00 horas, em frente à Casa Memorial dos Viajantes, em Diamantino – MT. Foram ministradas duas palestras, sendo uma sobre “História e Cultura de Diamantino”, pelo Professor e Historiador Senhor Joel Praxedes Capistrano, e outra sobre “A agricultura familiar em Diamantino”, pelo Senhor Aparício Valeriano de Siqueira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Diamantino (SINTRAF). O Cerimonial de Encerramento contou com a presença do Exmo. Senhor Prefeito de Diamantino Eduardo Capistrano de Oliveira, da Senhora Edith Marmos, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Diamantino, da V. Revma. Padre Pedro Hacis, da Coordenadora da Casa Memorial dos Viajantes, Senhora Cleuza Scandarolli Conci e da presença do Senhor Onildo Vieira de Barros (in memorian), representante da Cultura de Diamantino. Em seguida, foram prestadas homenagens a todos que contribuíram para a realização das atividades nos três municípios de Mato Grosso: Diamantino, Nova Mutum e Alto Paraguai. Ao final deste Cerimonial, os alunos participaram de um Jantar de Encerramento das atividades da Excursão Técnica ao Mato Grosso, que foi servido no Centro Municipal de Educação Infantil Carmem Vieira Dias, local onde os alunos ficaram alojados, com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantino.

As atividades da Excursão Técnica ao Mato Grosso, realizadas nos municípios de Diamantino, Nova Mutum e Alto Paraguai, tiveram o apoio das seguintes Instituições/Empresas: Prefeitura Municipal de Diamantino - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Diamantino e Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Diamantino; JAR Empreendimentos Imobiliários e Grupo Mutum; Excelência Carnes Suínas; OneFoods BRF; Escola de Música Orquestra Jovem de Nova Mutum; Suinobras – Granja Diamantino; e Piscicultura Princesa do Grupo Princesa. As atividades desta excursão técnica tiveram como colaboradores externos, o Senhor Luiz Divino da Silva, de Nova Mutum – MT, e o Senhor Antônio Praxedes Capistrano, de Diamantino – MT, que contribuíram na organização das atividades deste projeto de ensino, em seus municípios.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?