Notícias

Guia AgroRondônia

#Pecuária

Projeto vai reduzir intervalo entre partos em rebanho leiteiro em Primavera de Rondônia

A expectativa é que com a redução de um mês na média de intervalo entre partos (IEP), haja um acréscimo de 5 a 6% na produção leiteira e no nascimento de bezerros.

Projeto vai reduzir intervalo entre partos em rebanho leiteiro em Primavera de Rondônia

Uma parceria entre a Emater-RO e a Prefeitura de Primavera de Rondônia está viabilizando a inseminação artificial em tempo fixo. A atividade deverá aumentar o número de vacas prenhas do rebanho leiteiro local e melhorar geneticamente o plantel existente. A expectativa é que com a redução de um mês na média de intervalo entre partos (IEP), haja um acréscimo de 5 a 6% na produção leiteira e no nascimento de bezerros.

O Projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica que utiliza medicamentos em dias pré-determinados a fim de promover a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas. Com a sincronização dos animais não é preciso ficar observando o cio para inseminá-las, diminuindo assim, a mão-de-obra na propriedade e otimizando o tempo do produtor rural que poderá se dedicar a outras atividades.

A inseminação artificial tradicional já traz vantagens, econômica e de qualidade, para o produtor rural, pois permite um maior controle zootécnico e o melhoramento genético com a possibilidade de seleção dos sêmens utilizados. Com o uso do IATF, além não precisar mais ficar observando o cio, o risco de falhas de observação diminui, possibilitando maior acerto nas contracepções, contribuindo no aumento da lucratividade dentro da propriedade.

Segundo informações da Emater-RO local, o município de Primavera de Rondônia possui um grande potencial na produção leiteira. A região conta com um grande número de  pequenas propriedades que tem como principal atividade a pecuária de leite, além de contar dois laticínios em atividades que pretendem beneficiar o leite produzido na região.

A escolha de Primavera de Rondônia para iniciar o fortalecer o rebanho leiteiro com a introdução da IATF deve-se, primeiramente, à localização do município.  Apesar de estar na região centro sul do estado, distante da capital, o município possui localização estratégica e privilegiada: está perto de grandes centros regionais, o que facilita o escoamento da produção.

A proposta da parceria entre Emater-RO e Prefeitura é, inicialmente, selecionar 30 pequenos produtores rurais com perfil na produção leiteira. Desses 30, serão selecionadas 10 vacas de cada produtor para implantação do projeto IATF, promovendo a sincronização de ciclos entre esses animais.

Ao conseguir que as vacas do rebanho emprenhem mais rapidamente, A Média de intervalo entre partos deverá será menor. Calcula-se que, num rebanho leiteiro, uma redução de um mês na média de IEP produza um acréscimo de 5 a 6% na produção de leite e no número de bezerros nascidos.

Com a introdução do IATF no município, o número de vacas prenhas do rebanho deve aumentar e melhorar geneticamente o plantel. Outro benefício possível é a concentração de partos na época de entressafra leiteira, período esse em que o valor do litro do leite está em alta.

Para conseguir executar o projeto Emater-RO e Prefeitura dividiram tarefas. Caberá à prefeitura custear os protocolos de IATF, as doses de sêmens a serem utilizadas e o material para inseminação. A Emater-RO terá a responsabilizado do acompanhamento de um médico veterinário para assessoramento e orientação sobre o acasalamento correto das vacas de cada produtor. A botija  para transporte do sêmen e o nitrogênio líquido para conservá-lo caberá ao produtor rural, além do custeio dos exames de brucelose e tuberculose das vacas destinadas ao processo e qualquer aditivo que demande a fim de obter os resultados desejados.

A princípio a proposta prevê a implantação de um total de 300 animais implantados a um custo de R$ 43.040,00. O alto valor inicial deve-se à aquisição dos equipamentos para o processo de inseminação, mas, com a sequência do projeto este custo poderá ser diluído, já que esses equipamentos têm capacidade de utilização por vários anos.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?